quinta-feira, 27 de maio de 2010

Kokeshi ♥

Tenho um fascínio pela cultura oriental. Adoro  as roupas, acessórios, a filosofia! E  aquelas bonequinhas lindas chamadas Kokeshi? São um charme!



Bonecas Kokeshi:
Consideradas um dos objetos decorativos mais populares do artesanato japonês, as lindas kokeshis estão cada vez mais conquistando e encantando as pessoas. São  artesanais confeccionadas em madeira, geralmente cerejeira ou cornus onde esta é deixada ao ar livre à estação por um a cinco anos antes que possa ser usada para fazer uma bonequinha.
São várias as histórias quanto à origem e significado das kokeshis, mas acredita-se que as bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (1600 – 1868) para serem vendidas como “souvenires” aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão.



E assim as kokeshis começaram a ser produzidas em todo país, principalmente após a segundo guerra mundial. Com o crescimento das economias locais, cada região começou a produzir suas próprias kokeshis, refletindo nelas as características e crenças regionais.
Atualmente no Japão existem dois estilos de kokeshis, sendo as tradicionais e as modernas ou criativas que além de servirem como decoração, também são comumente utilizadas para presentear pessoas queridas desejando sorte e harmonia.
Fonte: http://blog.megariopreto.com.br/2009/01/29/as-bonequinhas-kokeshi/

Bom, o que eu sei é que tenho a minha Kokeshi no meu quarto!
Olha ela aí:



Bj♥

Um comentário:

  1. Olá, adorei seu blog, estou seguindo, passa lá no meu.

    http://emara30.blogspot.com

    ResponderExcluir